Depois de declamarmos poesia à nossa musa inspiradora (ver post: https://sanperio.com/2024/03/21/uma-dedicatoria-a-nossa-musa-em-dia-de-poesia/), apresentamos-vos uma nova sugestão decorativa com uma das suas mais belas obras: as flores. É verdade que as flores dão o nosso alimento através do seu fruto, mas algumas delas, são tão belas, que nos fazem acreditar que a sua razão de ser tem também outro propósito: o de mostrar-nos que viver rodeado de beleza, com peso e medida conforme a natureza nos ensina, não é uma futilidade, nem um capricho ou vaidade, mas sim, uma necessidade que proporciona bem-estar. Assim sendo, é com esse pensamento, que o sentido de missão da Sanperio by Isabel se forja para que possamos, através dos nossos vários posts, ajudar-vos a serem ainda mais felizes e saírem desta Páscoa, ainda mais revigorados, com toda a beleza partilhada.

Nesse contexto, apresentamos-vos a seguinte sugestão pascal: um lindo vaso contemporâneo com bolbos de flores primaveris. No nosso entender, é uma proposta elegante, que dará um leve toque Pascal à sua casa, porque a sua referência é muito subtil: os bolbos das flores, dispostos por cima da terra, fazem-nos lembrar aos ovos da Páscoa, e as suas crescenças, ao renascimento de algo adormecido. Um renascimento que no início até duvidaríamos que acontecesse, quando toscos bolbos olhamos sem crescenças, mas que depois, nos surpreende a cada dia, até chegar ao momento da sua inflorescência que nos encanta deixando-nos apreciar seus detalhes; delicadas e efémeras, mas ao nosso ver, umas das mais belas flores. Pensamos nas Tulipas, que justamente simbolizam o renascimento e a elegância, mas também nos lindos e perfumados Jacintos de cor violeta que tão bem ficam com os Narcisos amarelos. Contudo, uma flor mais incomum hoje divulgamos: a Muscari, também chamada de Jacinto-Uva, devido à sua semelhança com o seu congénere Jacinto, apresenta um porte baixo com um ar singelo e campestre, mas que dá da sua graça, com o formato da sua inflorescência onde pequenos sininhos azuis formam cachos de flores na ponta de delicados caules verdes amarelados.

Conforme visto na foto de destaque deste post, cobriu-se a terra das Muscaris com musgo, ramos secos, ovos de codornizes, pauzinhos e um pequeno passarinho, para complementar o ar campestre do mesmo num lindíssimo vaso tosco sobrelevado com 3 pezinhos para recebermos a Páscoa com um ar mais descontraído, contrapondo assim, a sugestão mais requintada e gulosa que anteriormente apresentamos (ver post: https://sanperio.com/2024/03/18/sugestao-decorativa-para-receberem-a-pascoa-com-requinte-e-docura/). A questão que agora se coloca é: qual é o tempo de crescimento e floração das Muscaris? – Para que possamos nos garantir que no domingo de Páscoa a tínhamos no auge da sua beleza.

De forma a responder-vos da melhor maneira, fizemos a experiência e abaixo a apresentamos num vídeo que preparamos para si. Essa experiência seguiu o seguinte procedimento: Adquirimos as Muscaris com uma pequena crescença de cerca de 8 cm de altura no dia 23 de fevereiro de 2024 e a mantivemos no salão (i.e., num local com uma humidade por volta dos 60% e uma temperatura de 19 graus). A nível de cuidados, durante o seu crescimento, só teve 1 vez sol direto (a meio do seu crescimento) e teve 4 regas ligeiras: i.e., no dia em que se a adquiriu, 2 vezes após a floração, para levantar os caules, e perto do fim.

Veja o vídeo, identifique o tipo de floração que deseja ter no dia da Páscoa e faça, 31 menos o número de dias que identificou no estado de crescimento que deseja.

Por exemplo: se gostaria de ter no dia da Páscoa a floração que tivemos no 5º dia de crescimento da Muscari, para depois usufruir da sua floração até ao Domingo seguinte da Pascoela, por exemplo, faça o dia da Páscoa menos o 5º dia de crescimento; i.e., 31-5 =26. Ou seja, no dia 26 de março, tem que adquirir a Planta com uma crescença inicial parecida com a nossa, e mantê-la em condições similares às acima relatadas, para assim, ter um tipo de floração parecida com a que tivemos.

Já fizemos o mesmo procedimento com Jacintos e Narcisos, e o crescimento é duas vezes mais lento por serem flores mais robustas e maiores – e receberam sempre o sol da tarde por terem sido colocadas ao pé de uma janela. Ou seja, enquanto que a Muscari estava a começar a desmoronar-se 17 dias após a sua compra, os Jacintos e Narcisos, estavam no auge da sua floração. Relativamente às Tulipas, é dito que são as mais resistentes, pelo que se optar por elas, como a Páscoa está à porta, até as compraria já cortadas e bem fechadinhas na sexta-feira santa, para estarem lindas no domingo de Páscoa, porque não há nada mais elegante do que um simples bouquet de tulipas frescas para complementar a decoração pascal – mais outra sugestão que certamente irá encantar os seus convidados!

Créditos:

Texto, fotos e vídeo da Sanperio by Isabel

Obrigada à empresa coimbrense “flores e ambientes”, por nos ter decorado as Muscaris. O passarinho foi pela Sanperio by Isabel adicionado à posteriori, assim como a substituição pelos amores-perfeitos que estimamos duraram até ao fim da Primavera no exterior – se não tivermos uma Primavera demasiado quente.

Avatar de sanperio

Published by

Categories:

Deixe um comentário