Antes das férias, concluir ou até mesmo superar os desafios propostos é a prioridade de muitos para depois ir de férias descansado com o sentimento de dever cumprido. Em certos casos, essa ambição chega a até ofuscar certos preparativos, que ficando no esquecimento, podem causar certos percalços nas suas férias, que habitualmente, são as mais importantes do ano. Com o intuito de ajudar-vos na preparação das suas férias, que para muitos em breve inicia-se, preparamos para si 5 afazeres que recomendamos vivamente que cumpra antes de partir. Conheça já de seguida essas nossas dicas e aplique-as para maximizar as suas possibilidades em delas voltar realizado e satisfeito.
1. Reserve a sua estadia com antecedência
Num estudo feito pela human resources e publicado em Maio deste ano, 48,8% dos portugueses procurarão alojarem-se num hotel durante as suas férias, seguido de num apartamentos [1]. Assim sendo, sugerimos que inicie, com calma, a procura do seu hotel e que considere as avaliações dadas pelos utilizadores de sites como o booking.com porque pela nossa experiência, a pontuação dada a cada hotel é uma média, pelo que muito provavelmente irá no fim concordar com ela. Outra nota a ter em conta, é o número de comentários que um hotel tem; se tiver uma boa classificação e tiver muitos comentários, a probabilidade de achar o mesmo é muito maior do que num caso que até tem uma melhor classificação, mas só tem alguns comentários. Relativamente à classificação que recomendamos, mesmo em Portugal, aconselhamos hotéis que tenham pelo menos uma classificação média de 8 valores em 10 – até ao momento, esses hotéis nunca nos desapontaram.
Antes de reservar o hotel, aconselhamos que também veja no mapa do booking.com a localização do mesmo. Porquê? Porque conseguirá desta forma rapidamente: validar se a sua opção tem um preço competitivo para a zona e segmento que procura, e averiguar a localização do hotel selecionado. Este último aspeto, é muito importante, porque pode até ser um hotel com uma localização bem classificada, por exemplo, a 500m da praia, mas quando lá chegar, poderá se deparar com um hotel perto de uma falésia que o obriga a andar mais de 1km a descer até ela e no meio de bares que não o deixaram dormir durante toda noite. Algo que não é inusitado e que pode acontecer se ficar, por exemplo, na zona de Albufeira. Assim sendo, aconselhamos vivamente que analise a localização do seu hotel com a opção de vista aérea, para assim poderem conseguir descansar durante as suas férias da sua dedicação laboral.
Tanto os comentários, como a localização do hotel, aparecem no site booking.com depois de selecionar no hotel desejado, após ter especificado o local, as datas de check-in e check-out e o número de pessoas. O mapa com a localização do hotel encontra-se do lado superior direito e os comentários, a meio da página.
2. Se tiver que apanhar um voo, faça check-in com 36 ou 24 horas de antecedência e chegue ao aeroporto com 3 horas de antecedência.
Sabia que muitas companhias aéreas, incluído a TAP AIR Portugal, pode por lei vender 10% a mais de bilhetes de avião do que a capacidade do mesmo? É verdade…pelo que mesmo se chegar com 2 horas e meia de antecedência, pode não conseguir ter um lugar no avião, mesmo se comprou e pagou o seu bilhete há 6 meses atrás. Nada é garantido – é uma tática das empresas aéreas para garantirem que seus voos vão sempre cheios, otimizando assim os custos. Assim sendo, se houver algum problema para tratar, todo o tempo é pouco já que nessas situações o tempo voa, pelo que aconselhamos que esteja sempre com 3 horas de antecedência. Para os amantes de compras, até será um bom pretexto para deixar-vos espairecer pelas marcas de luxo que o aeroporto de Lisboa tem ao seu dispor levando-lhe para um mindset de viajante de luxo por um dia.
O que é que acontece se estiver em estado de overbooking, como eles lhe chamam quando já não há um lugar para si no avião? Tem que se dirigir até à porta de embarque, aguardar que a hospedeira de bordo pergunte se existe alguém disponível para ceder o seu lugar no voo (algo que dificilmente acredito que aconteça depois de toda a preparação, despesa e tempo de espera exigido a um viajante) e se ninguém aceitar ceder o seu lugar, então o seu bilhete é cancelado, recebe 250€/dia para ficar num hotel perto do aeroporto e tem que voltar novamente ao aeroporto para embarcar no próximo voo fazendo com 24h de antecedência o seu check-in; uma quebra cabeças, que achamos que só acontece aos outros e que tudo correr bem, é um dado adquirido, mas não: até fazer o check-in, nada está garantido, e mesmo assim, existe sempre a possibilidade de em destinos com neve, o avião não poder regressar no dia previsto ou um crash informático, como tivemos no mês passado, levar ao cancelamento do mesmo. O que aconselhamos? É que trabalhe com uma agência de viagens que se possa responsabilizar e que trate de vos fazer o check-in para nada ficar no esquecimento, assim como subscreverem sempre um seguro de viagens que pode ser uma salvação para reaverem o vosso dinheiro e não só.
3. Deixe a chave da sua casa com alguém de confiança.
Existe algo que de vez em quando acontece, sobretudo a quem viaja de inverno, que é a luz de casa falhar. Imagine a luz falhar em sua casa, com uma descarga tão grande por causa dos gastos de aquecimento da sua zona residencial, que levem o disjuntor do seu quadro elétrico ir a baixo. A não ser que alguém o ligue manualmente, tudo o que terá no seu frigorifico ficará perdido. Essas situações podem ser indemnizadas pelo seu seguro ou até mesmo pela companhia de fornecimento de eletricidade, mas nada paga o desanimo que se sente quando se chega à nossa casa com um cheiro nauseabundo de um sangue ressequido de uma carne descongelada a marcar o pavimento da nossa cozinha. Assim sendo, ter alguém por perto de confiança que cuide da nossa casa enquanto estamos fora é uma grande ajuda para não termos que, no meio do cansaço do regresso a casa, termos que tudo limpar, para além de arrumar todas as nossas coisas, quando a única coisa que nos apetece fazer ao chegar de uma longa viagem é dormir.
4. Comece a fazer a sua mala pelos detalhes mais importantes e não pela roupa
Não há nada mais chato do que esquecer algo de importante. Como fazemos para nos últimos anos isso nunca acontecer? Revemos na nossa mente as tarefas que desempenhamos de manhã, durante o dia, tipo de atividades que faremos e ao deitar e pensamos no que precisamos para desempenhar tal tarefas, passo a passo. Por exemplo: acordamos, vamos à casa de banho, lavamos o rosto e os dentes, tomamos banho, tomamos o pequeno almoço e a medicação, vamos de manhã à praia e à noite, saímos etc. O que preciso então? Chinelos, produto para lavar o rosto, pasta de dentes, escova de dentes, shampoo, amaciador, sabonete (mesmo se os hotéis têm sempre essas coisas, a quantidade de perfume que os produtos disponibilizados têm, pode causar-lhe uma alergia à pele ou deixar-lhe demasiado seca), creme de corpo, roupa interior, medicação, pente, maquilhagem/cremes, fatos de banho, roupa e calçado de praia, roupa e calçado de sair, pijama etc. Como os detalhes são os mais demorados, deixamos a escolha da roupa para o final, porque se esquecermos de umas calças, por exemplo, é menos importante do que uma escova de dentes ou de uma medicação, por exemplo. Fazendo assim, garante que no início do processo, tendo a mente mais fresca, pelo que mais alerta, dificilmente conseguirá esquecer os detalhes importantes e no fim, se alguém o apreçar, já não se sentirá tão stressado porque sabe que o mais importante, já está tratado, porque só lhe falta a roupa para escolher que é algo rápido.
5. Passe pela farmácia comprar alguns cremes e medicamentos
Para quem usa as suas férias para explorar, todo o tempo poderá estar contado. Por exemplo, se fizer um circuito ou cruzeiro, os horários têm que ser minuciosamente cumprindo com pena de ficar em terra e tem pouco tempo para si. Sem contar que quando não se sente bem durante a noite, ter que acordar, vestir-se e envergar na descoberta de uma farmácia por ruas desconhecidas não é propriamente a exploração que procurava fazer durante as suas férias. Sem contar que em algumas zonas do globo, fazer isso pode até colocar a sua própria vida em risco. Assim sendo, levar consigo os seguintes elementos poderá até o ajudar a ter mais confiança que nada acontecerá. Se não conseguir comprar antes de chegar ao aeroporto, não se preocupe, porque logo à entrada do aeroporto de Lisboa, existe uma farmácia onde poderá se precaver. Aconselhamos que, dependentemente do tipo de viajem que fizer, leve o seguinte: imodium para aliviar a diarreia caso coma algo que não lhe caia bem, ben-u-ron ou brufen para aliviar os sintomas gripais caso entretanto a contraia, assim como um produto solar e anti-mosquito caso vá por exemplo, para a América Latina, Asia ou lugares com muita vegetação. Averiguar se precisa de vacinas para o seu destino é também importante e é sempre bom as tomar com antecedência para poder combater antes das suas férias as suas possíveis reações secundárias.
Previne-se e tenha umas Boas Férias!
Referências:
[1] Onde vão os portugueses passar férias este ano e quanto vão gastar?. Acedido em: 01, Agosto, 2024, em: https://hrportugal.sapo.pt/onde-vao-os-portugueses-passar-ferias-este-e-quanto-vao-gastar/
Créditos:
Vídeo de autoria própria. Música em primeiro plano do compositor Joe Hisaishi, música intitulada por one summer´s day.
Nota:
Este post não é uma publicidade, pelo que não recebemos nenhuma subvenção das empresas acima mencionadas. Assim sendo, este post, foi escrito por livre e espontânea vontade com o intuito de ajudar-vos a ter umas boas férias, indicando para isso, serviços que já tenhamos utilizado com sucesso, porque as dicas acima indicadas foram infelizmente, ao longo da nossa própria experiência, formuladas.

Deixe um comentário