Depois de divulgarmos curiosidades interessantíssimas sobre a cidade de Coimbra (ver post: https://sanperio.com/2024/08/25/11-curiosidades-sobre-coimbra-que-nao-podem-ficar-esquecidas/), levamos-lhe a conhecer o nosso último projeto que teve como desafio projetar um quarto para um estudante universitário, num antigo prédio da Alta da Cidade de Coimbra, já que muitos procuram ideias nesse ramo.
Um espaço desgastado e cansado, por já ter servido esse propósito vezes sem conta, nos foi apresentado. Nesse momento, a nossa criatividade começou a fluir e rapidamente identificamos que esse estreito quarto de 1,80 metros de largo por 5,18 metros de comprimento, era um desafio; não somente por ser demasiado estreito, mas também por afunilar, já que a medida indicada é uma média que se inicia numa ponta em 1,92 metros e acaba junto à janela, em 1,63 metros. Apesar de conseguirmos encaixar, por incrível que pareça, uma suite nesse espaço, o desejo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus futuros inquilinos nos fez reorganizar toda a planta da casa alargando-lhe o espaço; anexando-lhe parte do corredor principal.
Assim, com dimensões mais razoáveis, projetamos o ideal de qualquer estudante, pelo que o quarto projetado tem: uma casa de banho privativa, uma zona para guardar, à entrada do quarto, casacos e sapatos sujos da queima, uma zona de despeja bolsos para pousar alguns trocos e chaves de casa, uma televisão para poder ver as séries preferidas enquanto adormece, e por cima deste, um quadro de ardósia para escrever frases motivacionais e lembretes. Ao lado, um espelho de corpo inteiro serve os mais vaidosos, e perpendicularmente, uma boa zona de escritório, com luz natural e uma pequena estante, serve os mais estudiosos. Adjacente a este último, uma zona de dormir incorporada num pequeno closet, colmata o aconchego deixado em casa, formando assim, um quarto que vai de encontro às necessidades dos futuros hóspedes.
Relativamente à razão de ser do design implementado, destacamos o seguinte: forramos toda a zona de dormir com madeira de carvalho (chão, paredes e teto), com o intuito de melhorar o nível de isolamento sonoro e térmico do espaço, assim como o seu nível de humidade, para além de visualmente transmitir a ideia de closet e a sensação de aconchego que a cor quente da madeira e a transição em arco promove. Assim sendo, ao olhar para a zona de dormir projetada, a ideia de nicho e de berço é suscitada, promovendo arquitecturalmente a ideia de acolhimento, onde o relaxamento e a concentração também procurada, é fomentada, entre outros, pelos apontamentos introduzidos de cor verde e azul.
Envolto num design contemporâneo, a ideia de uma nova vida é motivada, e é assim que, usando a psicoarquitetura projetou-se um espaço que corrobora na adaptação do futuro inquilino na sua nova vida estudantil, que por consequência promove, a sua permanência no quarto arrendado, garantindo assim, uma renda constante para o senhorio: inquilino satisfeito, senhorio descansado; a fórmula ganhadora para este tipo de negócio.
Como é que num espaço compacto conseguimos encaixar todos esses requisitos? É o que ficará a saber visionando este vídeo onde um antes e depois lhe é apresentado.
Créditos:
Espaço reorganizado, projetado, desenhado e renderizado pela Sanperio by Isabel

Deixe um comentário