Com a época das vindimas a chegar ao calendário português, questões sobre o mesmo aguçam a curiosidade: Desde quando se produz vinho? E onde tudo começou? Qual será o vinho mais antigo do mundo? Em que ocasião importante da história mundial, o vinho português esteve presente? – Tantas e outras questões que neste post procuramos satisfazer a sede pela procura desse conhecimento nesta época em que o tão apreciado néctar do Deus Baco é produzido.

1. Estima-se que o vinho terá nascido na era pré-histórica

A mais antiga bebida fermentada até hoje encontrada, foi identificada numa aldeia da China central onde uma jarra de barro guardava uma bebida fermentada feita à base de arroz e mel onde se estima ter sido produzida há 9000 anos atrás [1], ou seja, durante a altura pré-histórica neolítica. De acordo com o arqueologista que a analisou, o seu açúcar terá vindo essencialmente de bagas de espinheiro e uvas selvagens que lhe terram sido adicionadas já que no local da descoberta, as mesmas foram também encontradas.

Em termos do cultivo de videiras e da produção do vinho como hoje o conhecemos, estudos indicam que esta prática terá iniciado na Geórgia onde evidencias foram encontradas datando-se de 6000 a.C. [2].

Contudo, os arqueologistas suspeitam que a origem do vinho é muito mais antiga do que as evidencias arqueológicas até então encontradas, estimando-se até que ele terá iniciado no período pré-histórico paleolítico, mas como um medicamento [1].

2. O vinho mais antigo, até então encontrado em estado líquido, tem 2000 anos

Relativamente ao vinho mais antigo do mundo, só feito com uvas, o mesmo foi identificado dentro de uma urna, a preservar os restos mortais cremados de um Romano, sepultado numa tumba descoberta no sul de Espanha, em Carmona [3]. Apesar de macabro, é a prova que Roma disseminou de facto a bebida do seu Deus Baco por todo o seu império.

Antes dessa descoberta recente, o mais antigo vinho até então descoberto, era uma garrafa de Speyer, encontrada também numa tumba Romana na Alemanha, datada de 325 d.C. [3].

3. 63,74% do vinho produzido mundialmente em 2023, veio de 4 países

A produção anual de vinho está entre os 260 e 270 milhões de hectolitros (mhl) ao ano e em 2023, 63,74% veio de 4 países: liderado pela França com 45,8 mhl, seguido de perto pela Itália com 43,9 mhl, a Espanha e os Estados Unidos da América rematam o pódio dos maiores produtores de vinho do mundo com uns respetivos 30,7 e 25.2 mhl. Para Portugal, o 10º lugar lhe é adjudicado com uns 7,4 mhl [4].

4. Portugal é o segundo país do mundo que mais bebe vinho

A lista dos maiores consumidores de vinho do mundo denota que seu consumo é um hábito culturalmente europeu já que é dominada por países do velho continente: liderada em 2020 pela França com uns 53.7 litros per Capita, Portugal segue de perto o gigante com uns 50.3 litros per Capita. A Itália, que é o segundo maior produtor de vinho do mundo, cai nesta liga para o 5º lugar, e a Espanha e os Estados Unidos de América? A estatística acusa que preferem beber outra coisa já que surpreendentemente, nem um, nem o outro, figura no top 10 dos países que mais vinho consome [4].

5. A primeira Denominação de Origem Controlada (DOC) do Mundo é detida pela região do Douro

Criada em 1756, devido à contrafação que existia na época do vinho do Porto, essa certificação impulsionada pelo Marquês de Pombal acabou por ser a precursora do moderno conceito da DOC [5], antecipando em muitos anos os sistemas de classificação e regulamentação de outros produtos. Outras regiões vinícolas, como a Toscana (Itália) e a Borgonha (França), possuem uma longa tradição de produção de vinhos e podem reivindicar práticas semelhantes à DOC, embora não tenham sido formalizadas da mesma forma como a do vinho do Porto; daí se destacar a DOC do vinho do Porto como a pioneira.

Os produtos certificados com o estatuto DOC, têm que cumprir um conjunto de regras consignadas em legislação própria, o que não somente regulariza a comercialização do mesmo, assim como a sua região de produção, para assim promover a qualidade do produto final [5].

Atualmente, existe tecnicamente 31 regiões vinhateiras, só em Portugal, com certificação DOC: e.g., Trás-os-Montes, Douro, Dão, Bairrada, Setúbal, Alentejo, Lagoa e Pico [6], são algumas das zonas que certificam a proveniência dos seus vinhos.

Os vinhos do Douro e do Porto representam 69% das exportações, correspondendo a 113 milhões de litros, dos quais 57% são do vinho do Porto. O seu principal mercado são: a França, o Reino Unido, Países Baixos, EUA, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Canadá e Suíça [5].

6. Portugal é o leader mundial na produção de cortiça

As florestas de sobreiros, árvores de onde a cortiça é extraída para fazer as rolhas, ocupam uma área estimada de mais de 2,1 milhões de hectares na bacia do Mediterrâneo Ocidental. Portugal, Espanha, Marrocos e Argélia detêm cerca de 90% da área de distribuição da espécie e Portugal, detém um terço da área global de sobreiros. Conseguindo ser o seu maior produtor, é responsável por cerca de 50% da transformação mundial [7], mas o mais interessante, é que em 2015, as rolhas de champanhe portuguesas representavam 18,5% da sua exportação [8]. Assim sendo, o próximo champanhe francês que abrir, ainda poderá ter sido preservado graças a uma rolha vinda dos lindos montados Alentejanos.

7. A independência dos Estados Unidos da América foi celebrada com um brinde de vinho da Madeira

A independência dos Estados Unidos da América, assinada na Philadelphia em 1776, foi celebrada com o vinho da Madeira por ter sido o preferido dos seus fundadores. Em memória a esse tão importante dia, ainda hoje o brinde se repete, para alguns, no dia em que se celebra o dia da independência dos Estados Unidos da América; no dia 4 de julho [9].

8. Durante a primeira guerra mundial, os militares britânicos eram abastecidos diariamente com um pequeno copo de vinho do Porto para animar as tropas

 O vinho do Porto era uma bebida comum entre os oficiais britânicos e era frequentemente servido em jantares e eventos formais, pelo que oferecer esse pequeno luxo aos soldados britânicos dava-lhes importância e proporcionava-lhes algum animo para enfrentar essa guerra que acabaram por de facto ganhar com os aliados [10] – foi uma pequena gota no oceano das táticas militares, mas esta soube a Portugal.

Referências:

[1] The origin of wine. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://www.scientificamerican.com/article/the-origin-of-wine/

[2] History of wine. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_wine

[3] Oldest wine ever discovered in liquid form found in urn with Roman remains: 12, setembro, 2024, em: https://www.theguardian.com/science/article/2024/jun/18/oldest-wine-ever-discovered-in-liquid-form-found-in-urn-with-roman-remains

[4] Wine Producing Countries 2024. Acedido em: 09, setembro, 2024, em: https://worldpopulationreview.com/country-rankings/wine-producing-countries

[5] Região Demarcada do Douro, a mais antiga do mundo, comemora 265 anos. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://www.publico.pt/2021/09/10/fugas/noticia/regiao-demarcada-douro-antiga-mundo-comemora-265-anos-1976994

[6] Vinhos de Portugal. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://www.portugalfarmexperience.com/pt/sabores-de-portugal/vinhos-de-portugal/

[7] Montado. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://www.amorim.com/pt/cortica/montado/

[8] As rolhas de champanhe representam 18,5% do total exportado. França, Itália e EUA são os principais mercados. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://ionline.sapo.pt/2015/12/31/500-milhoes-de-rolhas-de-cortica-portuguesa-vao-saltar-esta-noite-por-todo-o-mundo/

[9] Madeira: wine of choice of the Founding Fathers 🇺🇸. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://305wines.com/madeira-wine-of-choice-of-the-founding-fathers-%F0%9F%87%BA%F0%9F%87%B8/?srsltid=AfmBOorlEGnOtXdUIG5Ns3vqyMZZh440Jw1C3136r6c0J1Rs-2u-shUd

[10] The Tradition of gifting a bottle of Port – one of the oldest Military Traditions. Acedido em: 12, setembro, 2024, em: https://hanger39.co.uk/blogs/history/the-tradition-of-gifting-a-bottle-of-port-one-of-the-oldest-military-traditions

Créditos:

Trabalho produzido pela Sanperio by Isabel

Avatar de sanperio

Published by

Respostas de 2 a “Curiosidades sobre a história do vinho”

  1. Avatar de amsantos001
    amsantos001

    lindo vídeo❤️

    Liked by 1 person

  2. Avatar de amsantos001
    amsantos001

    artigo muito interessante!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário