Com o intuito de conhecer as novidades decorativas que o retalho português tem para oferecer, rumamos a um dos maiores centros comerciais de móveis do mundo; i.e., o Domóvel, localizado na terra do mobiliário (Paços de Ferreira), onde 115 lojas distribuídas por 3 edifícios de arquitetura modernista perfazem uma área de exposição de 30 000 m2 [1] para o deleite dos amantes da decoração de interiores.
Uma exposição diversificada e para todos os gostos foi-nos vivenciada com as recentes tendências modernistas a figurarem em cerca de 30% dos móveis vistos. Contudo, foi na loja da Dil Vbliss – Coniglietto que algo de inesperado aconteceu: ao nela entrar, fomos transportados para uma casa em Las Vegas devido ao seu estilo glamoroso, irreverente e maximalista com o qual nos recebeu – algo que não podia ficar por contar, sobretudo aos amantes do estilo maximalista, pelo que hoje, o levamos a conhecer.
Visita à loja Dil Vbliss – Coniglietto
Cansados de uma longa visita pelas lojas do Domóvel, onde o “déjà vu” já nos tinha dado sede pelo inesperado, no último edifício do complexo, cores invulgares transpareceram de uma vitrine que nos levou a conhecer: deparamo-nos com uma ilha de cozinha de cor turquesa realçada por bancos estofados com franjas cor de rosa, a condizerem com abajures do mesmo estilo, para trazerem o glamour de outros tempos marcado por um frigorifico cor de rosa de estilo retro da marca SMEG. Este último, encontrava-se incorporado num armário, de portas clássicas de cor turquesa com puxadores tubulares dourados em latão, que emoldurava uma banca de cozinha rústica de madeira de nogueira disposta sobre um fundo espelhado – de veras, naquele instante, a nossa sede pelo inesperado ficou satisfeita e o glamour irreverente presenciado, despoletou no nosso imaginário uma viajem por uma casa em Hollywood. Entusiasmados, continuamos a nossa visita à qual connosco vos transportamos.
Um salão com um sofá de veludo e tachas num tom de verde seco o recebe com elegância compondo um espaço maximalista que observa: uma composição de quadros coloridos em molduras pretas e douradas forra a parede por cima do sofá que se encontra virada para uma simples estante de madeira a dar protagonismo à iluminação central; um belíssimo candeeiro de vidro soprado de cor verde com detalhes pretos e dourados ancora o espaço. Ao lado deste, uma zona de sala de jantar se destaca com cadeiras estofadas num veludo amarelo a condizer com os elementos dourados do ambiente para assim proporcionar coesão visual. De seguida, uma longa mesa de madeira, que podia ser uma mesa de reuniões, se encontra em frente a uma invulgar estante preta de nichos espelhados e por baixo de um par de candeeiros contemporâneos e glamorosos. Depois de passar por outras alternativas mais sóbrias, chega à sua saída com um estilo que o faz relembrar por onde viajou, e deste sai, pensando no quanto ele o inspirou.
A nossa opinião
Os ambientes acima descritos e de seguida apresentados, demonstram que a Dil Vbliss – Coniglietto consegue não somente construir móveis diferentes, arrojados e bonitos que ficam na memória, mas também tem um bom entendimento das técnicas de merchandising, o que o tornaria, acreditamos nós, numa mais valia no design de espaços públicos, como hotéis e restaurantes, onde o glamour e a irreverencia é usualmente pedido para o espaço não ficar esquecido. Contudo, foi a sua coragem artística que mais nos inspirou e que fez-nos escrever esta dedicatória a um trabalho mais que merecido.









Referências:
[1] Domóvel. Acedido em: 21, Fevereiro, 2024, em: https://domovel.com/
Créditos:
Texto e fotos de autoria própria – tiradas pela Sanperio by Isabel durante a nossa visita à loja de móveis acima descrita onde os ambientes fotografados foram unicamente projetados pela mesma; i.e., a Dil Vbliss – Coniglietto.
Nota:
Não existe conflitos de interesses, nem subvenções, que possam ter enviesado a descrição acima apresentada já que foi feita por livre e espontânea vontade e é autenticamente baseada na experiência da Sanperio by Isabel aquando a sua visita ao local em 02/2024.

Deixe um comentário